Raio X à companheira da Terra

A lua é o satélite natural da Terra. Encontra-se a cerca de 384000 km e é cerca de quatro vezes mais pequena do que a Terra. À semelhança dos planetas, tem movimento de rotação e translação (este último em torno da Terra!). 


As crateras, na sua superfície, devem-se aos impactos de outros corpos com a sua superfície (há milhares de anos),em parte, pelo facto da Lua não ter uma atmosfera como o nosso planeta.

As diferentes formas que a Lua apresenta, quando vista da Terra, chamam-se fases da Lua e são consequência do seu movimento de translação em volta da Terra. Devido a este movimento, a face da Lua voltada para a Terra não está sempre igualmente iluminada.

No dia a dia, diz-se que a lua é mentirosa porque quando esta apresenta a forma de um C (de crescer)  no céu noturno está a minguar (decrescer) e quando apresenta a forma de um D em vez de decrescer/diminuir está a crescer.

A Lua volta para a Terra sempre a mesma face porque os seus movimentos de rotação e translação demoram o mesmo tempo – cerca de 28 dias.

Ano letivo 23/24