Poeira das Estrelas

O Homem desde os primórdios que procura dar respostas ao mundo que o rodeia, nomeadamente no que se refere ao porquê das coisas. (Daí existirem as Ciências físico-químicas e não só...!).

Demócrito foi um desses pensadores que há 2500 anos arranjou uma forma (modelo) para explicar o mundo que o rodeava - postulou sobre a constituição da matéria e o facto desta ser constituída por pequenas partículas indivisíveis, a que chamou de átomos. Sabe-se hoje, que o modelo de átomo de Demócrito nada tem a ver com o actual, contudo manteve-se a "ideia" de que tudo é constituído por átomos. Podemos acreditar que assim o seja...! Mas afinal, onde são criados esses átomos que constituem tudo o que nos rodeia, incluindo nós??? A resposta encontra-se nas estrelas. 


As estrelas são gigantescas fábricas de átomos onde, estes, são criados em série como numa fábrica de automóveis. Numa estrela, a produção desses elementos (átomos) deve-se às reacções de fusão. Numa primeira fase, o hidrogénio é convertido em hélio, depois o hélio é transformado em carbono, e assim sucessivamente, com a produção de elementos cada vez mais pesados. 

A proliferação da diversidade de átomos pelo Universo está associada às várias etapas segundo a qual uma estrela passa, isto é, também elas nascem, crescem e morrem! As estrelas como o nosso Sol encontram-se sensivelmente a meio da sua vida (cinco mil milhões de anos), e estão apenas a produzir hélio. 

Na Terra, há elementos mais pesados, como o ferro ou o cálcio, que fazem parte da nossa constituição. Assim, onde foram eles produzidos, visto que o nosso Sol não os produziu? A resposta está nas estrelas mais maciças do que o Sol, que dispersaram pelo nosso Universo a sua matéria, através de explosões violentíssimas! Assim, podemos então concluir que somos poeiras de várias estrelas!!!

Ano Letivo 2020/21