Teoria do Big Bang: somos velhinhos...!

Imaginemos que o Joaquim nasceu há dez anos. Se lhe perguntar a idade dir-me-á que tem dez anos. Mas será essa a sua verdadeira idade? 

Do ponto de vista fisiológico, sim! Do ponto de vista físico-químico, não! Confuso? Vejamos a verdadeira realidade subjacente a uma questão tão simples quanto esta. Como todos sabem, somos constituídos por pequenas partículas a que os físicos designam por átomos, tais como de carbono (átomo base da vida na Terra), oxigénio, ferro, entre outros. 


A teoria que explica a formação do Universo é a do Big Bang, e de acordo com essa teoria tudo o que existe foi criado há cerca de quinze mil milhões de anos – idade consensual na comunidade cientifica. Assim, as galáxias, os planetas e nós, somos fruto dessa grande produção de matéria criada após o Big Bang. Os átomos que se produziram em maior quantidade, após o Big Bang, foram os de hidrogénio (cerca de 75%) e de Hélio (cerca de 25%). 

As estrelas formaram-se a partir destes últimos e espalharam no espaço (de acordo com a teoria estelar) os restantes átomos que constam na tabela periódica (muitos deles que fazem parte de nós). Assim sendo, à resposta «quantos anos tem o Joaquim?», a resposta adequada (vista do prisma dos físico-químicos) é quinze mil milhões de anos… Interessante, não é?